terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Título original: The Texas Chainsaw Massacre
Direção: Tobe Hooper
Roteiro: Kin Henkel e Tobe Hooper
Produção: Kim Henkel, Tobe Hooper, Jay Parsley, Lou Peraino e Richard Saenz
Duração: 83 minutos
Ano: 1974
Elenco: Marilyn Burns, Paul A. Partain, Allen Danziger, William Vail, Teri McMinn, Edwin Neal, Jim Siedow, Gunnar Hansen, John Dugan, Robert Courtin, William Creamer, John Henry Faulk, Jerry Green, Ed Guinn, Joe Bill Hogan, John Larroquette.

Um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas.

O Massacre da Serra Elétrica” atingiu inacreditável sucesso ao chocar o público em 1974 com seu realismo cruel. A história aterrorizante, baseada em fatos reais, é considerada por muitos como um dos maiores suspenses de todos os tempos, tornando-se marca registrada do gênero de terror, o que influenciou incontáveis filmes. Foi chamado de terrível, doentio e perverso, assim como brutal e inaceitável, foi atacado por igrejas, banido por governos e aterrorizou platéias pelo mundo afora. Redefiniu e deu um novo padrão ao filme de terror para sempre.

Produzido com um orçamento inferior a US$150 mil, ele rendeu mais de US$100 milhões em todo o mundo e passou a ser reconhecido como um clássico cult entre as legiões de fãs ao redor do mundo. Foi o primeiro e mais importante filme de uma nova tendência de violência explícita e muitas cenas de sangue com alto teor de terror psicológico. Com um orçamento baixissimo Tobe Hooper construiu um marco para a historia do horror ao explorar a historia de um louco assassino e sua família de psicopatas.

Tobe Hooper mostrou que entende de medo e escuridão quando criou essa obra prima do horror. O filme chocou e aterrorizou todo o publico na década de 70, época em o publico saia aterrorizado das salas de cinema depois de conferir grandes filmes como A Profecia, e O Exorcista. Hooper soube brilhantemente explorar o medo, mostrando uma realidade cruel e assustadora criando um dos mais fascinante e perverso filme de terror da historia. E ainda se tornou referencia cinematográfica para outros filmes do gênero e se tornou obrigatório para se discutir subjetivismos nos longas de terror. O filme gerou continuações, remake e fãs ao redor do mundo.

Esse filme consegue unir todos os elementos que um assustador filme de terror precisa. Realmente um dos filmes mais fortes e chocantes de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário